Casa Rosa será realidade em Campo Grande: atendimento integrado contra o câncer de mama

Neste outubro Rosa, mês dedicado a saúde da mulher, Campo Grande irá ter a inauguração da Casa Rosa, na Maternidade Cândido Mariano, nesta sexta-feira (29), às 10h. Um espaço voltado para a prevenção do câncer de mama. Proposta viabilizada graças à parceria do deputado federal, Dagoberto Nogueira e do vereador Dr. Victor Rocha, o projeto inovador começa a funcionar em novembro, com o diferencial de oferecer consultas integradas e resolutivas.

De acordo com o deputado o momento é de muita emoção. “Acredito na prevenção como caminho para uma vida mais saudável e poder fazer esta parceria, ver este espaço nascendo e saber que vai atender mulheres que precisam é muito gratificante. A Casa Rosa com certeza é um marco do nosso mandato”, disse.  

Segundo o idealizador do projeto, Dr. Victor, no espaço será possível que a mulher tenha acesso completo à saúde, principalmente na prevenção ao câncer de mama. “Na Casa Rosa será possível passar pela consulta com mastologista, fazer exame e, se for detectado nódulo, já passar pela biópsia. Tudo no mesmo dia. Como mastologista sei da importância do diagnóstico precoce no câncer de mama e do tratamento em tempo hábil. Por isso me comprometi com a criação da Casa Rosa, um espaço que deve funcionar pelo SUS, com a rapidez da rede privada “, explica o vereador que também é médico mastologista.

O início dos atendimentos será no dia 11 de novembro, a partir das 13h. Neste dia serão disponibilizadas 40 vagas de atendimento e, no dia seguinte, outras 40 mulheres poderão ser atendidas. No espaço, cedido pela Maternidade Cândido Mariano, haverá cinco consultórios, mamografia e ultrassonografia.

Em 2020 foram registrados 66.280 mil casos novos da doença no Brasil e 850 casos novos no Mato Grosso do Sul, com taxa estimada de 17,12 casos para cada 100 mil mulheres, segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer).

Deixe um comentário