Casa Rosa abre atividades com 80 atendimentos por semana e irá reduzir fila do SUS

A ação conta com a parceria do deputado federal Dagoberto Nogueira e o vereador Dr. Victor Rocha.

A manhã desta sexta-feira (29), último dia útil do outubro rosa, mês da luta pela saúde da mulher, vai entrar para a história da prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama na nossa capital morena, Campo Grande. O lançamento da Casa Rosa, na maternidade Cândido Mariano, é a prova de que se houver vontade política, ações em benefício dos que mais necessitam acontecem.

Graças a parceria do deputado federal, Dagoberto Nogueira e o vereador, Dr. Victor Rocha, nasceu o espaço Casa Rosa, que tem como foco a prevenção do câncer de mama e a saúde da mulher em geral, inicialmente serão 80 atendimentos por semana, iniciando no próximo dia 11 de novembro.

Na casa, que fica na própria maternidade, haverá consulta, ultrassom, mamografia e se precisar fazer a biópsia também haverá estrutura para isso. O melhor é que será tudo integrado e as pacientes passarão por todas as etapas da prevenção e diagnóstico no mesmo dia.

De acordo com o deputado federal, Dagoberto Nogueira, viabilizador da Casa Rosa, o intuito é em até um mês zerar a fila de espera por mastologia na capital e região. “Todas as pacientes serão encaminhadas via sistema de regulação do SUS (Sistema Único de Saúde). Para viabilizar o espaço destinamos uma emenda de R$ 350 mil para iniciar as atividades e me comprometi, que enquanto for deputado, todos os anos irei destinar recursos para melhorarmos e aprimorarmos ainda mais este serviço’, disse.

Conforme os dados levantados pelo vereador, Victor Rocha, que é médico e o idealizador da ação, Campo Grande tem aproximadamente 40 mil pacientes aguardando por consultas, exames e cirurgias, sendo que a mastologia, o número chega a 2,5 mil mulheres aguardando por uma ultrassonografia de mama. “Hoje é um dia de muita emoção, pois é um sonho realizado e sei que a Casa Rosa vai reduzir a espera de muitas mulheres e de fato vai conseguir realizar o diagnóstico precoce que é fundamental para a cura do câncer de mama”, conclui.

Segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer), em 2020 foram registrados 66.280 mil casos novos de câncer de mama em todo o Brasil, sendo 850 em Mato Grosso do Sul.

Deixe um comentário