Nota de repúdio pelas declarações do deputado paulista Arthur do Val

O PDT de Campo Grande (Partido Democrático Trabalhista) e a AMT de Mato Grosso do Sul (Ação da Mulher Trabalhista) vem a público manifestar esta NOTA DE REPÚDIO pelas declarações ofensivas e desrespeitosas às mulheres ucranianas e brasileiras, feitas pelo deputado estadual Arthur do Val (Podemos/SP), também conhecido como “Mamãe Falei”, amplamente divulgadas na sexta-feira (5 de março de 2022).

Segundo as notícias – e repercussão de áudios vazados – o deputado se referiu às mulheres de maneira leviana, proferindo palavrões e termos chulos.  Às vésperas do Dia Internacional da Mulher, o parlamentar demonstra seu caráter vil e machista.

Os referidos áudios – compartilhados em aplicativos de mensagem – mostram que o deputado enviou ao menos quatro mensagens, com comentários dizendo que “as mulheres ucranianas são fáceis porque são pobres”, demonstrando seu comportamento sexista, preconceituoso e desumano. A conduta, inadmissível por si só, torna-se ainda mais grave por se tratar de um parlamentar, que, ao menos na teoria, é para ser um legítimo representante do povo

Nós não poderíamos, como defensores do trabalhismo brasileiro e das mulheres de todas as raças, de nos manifestarmos quaisquer manifestações que aprofundem as desigualdades, o desrespeito, o preconceito e a violência contra as mulheres.

É preciso registrar, repudiar e insistir que manifestações de violência contra as mulheres, como estas proferidas pelo parlamentar, não serão aceitas. O combate à violência contra as mulheres continuará constante, para que se garantam seus direitos e não ocorra qualquer retrocesso nas conquistas sociais alcançadas pela efetiva equidade.

Esperamos que o partido do parlamentar e a Assembleia Legislativa de São Paulo não permitam que este ato criminoso passe impune e reforce ainda mais o machismo do nosso país. Nossa denuncia também é um pedido efetivo para que o deputado pague pelos seus atos absurdos.

Machistas não passarão!