Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the header-footer-elementor domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/pdtmsorg/domains/pdtms.org.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the health-check domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/pdtmsorg/domains/pdtms.org.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
“Abdias: Raça e Luta”

“Abdias: Raça e Luta”

“Abdias: Raça e Luta”

Conheça o documentário que narra vida e luta da maior liderança negra do Brasil no século XX

Falar em Abdias do Nascimento é falar sobre a luta pela inclusão do povo negro e o combate à discriminação racial. A evolução da pauta no Brasil ao longo do século XX tem contribuição direta e incisiva do senador pedetista. Por meio da política, da educação e da arte, ele reivindicou o espaço da população afrodescendente enquanto viveu. Hoje, dia de sua morte, o PDT relembra a trajetória do pioneiro do Movimento Negro no Brasil por meio do documentário “Abdias: Raça e Luta”.

No filme biográfico está o marcante discurso feito no plenário do Senado, em março 1997: “Quando as nossas escolas ensinam apenas que o negro veio da África como escravo, cometem e perpetuam o crime de roubar de nossas crianças a sua própria história. Pois a história da África é a história do povo que durante quatro quintos de existência do Brasil constituiu mais de dois terços de sua população, e que ainda hoje compõe uma maioria minorizada. Até hoje nossos livros didáticos contam balelas como aquela de que o africano aceitava a condição escrava. Ora, a história da escravidão no Brasil é a crônica da constante e multifacetada resistência dos africanos”.

A postura aguerrida de Abdias na atividade legislativa se estendia por sua vida pessoal, como explicita o documentário. Em 1941 ficou preso no Carandiru por não aceitar ser discriminado. Da prisão preparou outro ato de resistência: plantou a semente do Teatro Experimental do Negro (TEN), criado logo em seguida no Rio de Janeiro. A iniciativa foi responsável por revelar os primeiros atores dramáticos negros do país, como a atriz Ruth de Souza.

É fundamental citar ainda a influência de Abdias do Nascimento na construção da Constituição Federal de 1988. Graças as suas discussões no Congresso Nacional, pela primeira vez na história do Brasil uma Carta Magna contemplou a natureza multicultual e poliétnica do país.

“Abdias: Raça e Luta” foi produzido pela TV Senado, em 2012. O filme, dirigido por Maria Maia, com produção de Cristina Monteiro, reúne depoimentos de lideranças negras da época como Eloi Ferreira de Araújo, então presidente da Fundação Palmares, e Elisa Larkin Nascimento, então diretora do Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (IPEAFRO).

Assista o documentário abaixo.