PDT Diversidade lança coletivo para disputar eleição em Mato Grosso do Sul

Coletivo Transformação do MS traz à tona o debate da igualdade e da luta por direitos.

Nesta próxima quinta-feira (24), o PDT de MS lançará o coletivo Transformação do MS, são três pré-candidatas Transexuais para as eleições estaduais de Mato Grosso do Sul. A iniciativa é inédita no Estado e também será um marco na luta pela igualdade em todo o país. As representantes do coletivo são: Bruna Riquelme, presidenta do PDT Diversidade de Campo Grande e ativista social; Isabella Maria Nantes, militante dos direitos LGBTQIA+ e maquiadora; Samantha Terena, mulher indígena e ativista social.

De acordo com Bruna Riquelme, que hoje preside o PDT Diversidade e que por conta das atuais legislações eleitorais, será a candidata do coletivo registrada, o momento é de muito debate e empoderamento das mulheres trans. e de todos que precisam de representatividade. “Nossa ideia é fazer um debate horizontal, trazer à tona questões que a sociedade esconde como a homofobia, o feminicídio e o preconceito e deixar claro que nós temos total direito de debater um estado e um país melhor, pautado na igualdade e que respeite as diferenças”, disse.

Já a militante Isabella Maria Nantes, o coletivo é formado por mulheres entre 25 e 36 anos e representa as pessoas que estão à margem da sociedade e estão na periferia, nas aldeias indígenas e nos movimentos sociais, como os ativistas do LGBTQIA+. “Nossa escolha procura destacar a necessidade de priorizar o debate desses temas na sociedade para a diminuição da desigualdade social, queremos dizer que somos seres humanos, com direitos e deveres e com capacidade de estar no poder debatendo o que é melhor para Mato Grosso do Sul e para o nosso país”, afirma.

Segundo Samantha Terena, mulher indígena, que enfrentou todos os preconceitos culturais enraizados e se assumiu uma mulher trans., ativista da luta LGBTQIA+ e dos direitos dos povos indígenas, o coletivo foi motivado por figuras como a Vereadora Duda Salabert, do PDT de Belo Horizonte, que foi a parlamentar mais votada em sua cidade e mostrou que nosso lugar é onde nós quisermos estar. “Não é a minha opção sexual que define minha capacidade de lutar e sim a minha coragem de dizer que sou o que quero, pois tenho esse direito garantido na Constituição Federal do meu país. Exemplos como o da Duda nos mostra que somos capazes e que podemos dizer que temos total direito de ocupar os espaços de poder e batalhar pelo país que sonhamos”, ressalta.

Para a Presidenta do PDT de Campo Grande, Kelly Costa, que atualmente ocupa também a cadeira dos Movimentos Sociais do partido, e que é madrinha deste projeto, este momento é histórico e reforça todas as bandeiras do trabalhismo brasileiro. “Estou muito orgulhosa deste momento histórico do nosso partido, pois estamos tendo coragem de dizer não para a homofobia e sim para a liberdade e para a vida, pois todos e todas possuem direito de ser o que quiserem e de batalhar para estarem onde se constrói as políticas públicas dos municípios, estado e do nosso país. A Bruna, a Samantha e a Isabella são mulheres de luta, de coragem e com certeza farão uma linda caminhada por um MS mais justo e igual”, conclui.

O lançamento do coletivo Transformação do MS será na sede do PDT de Mato Grosso do Sul e contará com a participação da Presidenta Nacional do PDT Diversidade Amanda Anderson, de ativistas do movimento LGBTQIA+, movimentos sociais, dirigentes partidários e performances culturais.

Deixe um comentário