PDT perde Miguelina Vecchio, vice-presidente nacional e presidenta da AMT

A líder feminista lutou por mais de um ano contra o câncer e descansou na noite de hoje

O PDT está de luto. Agora à noite – 7 de julho de 2023 -, Miguelina Vecchio descansou de uma dura luta contra o câncer. Aguerrida, dedicou toda a sua vida à causa das mulheres, ao Trabalhismo e ao partido que integrava. Natural do Rio Grande do Sul, a líder feminista nasceu em 19 de janeiro de 1963 e era bacharel em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Vice-presidente nacional da legenda trabalhista e presidente nacional da Ação das Mulheres Trabalhistas (AMT), ela era a voz pedetista mais valente em atividade.

Miguelina Vecchio, filha do líder sindical José Vecchio, era uma verdadeira defensora do Trabalhismo. Sua ligação com o movimento remontava ao seu próprio berço, como filha de um histórico varguista fundador do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Ela compartilhava a mesma convicção de seu pai e lutava incansavelmente pelos ideais trabalhistas ao longo de sua vida.

Como presidente nacional da AMT, Miguelina estava na linha de frente, travando batalhas em prol dos direitos das mulheres. Ela nunca hesitava em enfrentar desafios e defendia sua luta com fervor. Sua coragem e determinação eram admiráveis, e ela era conhecida por não aceitar desaforo quando se tratava de defender seus princípios.

Grande em sua atuação, Miguelina chegou longe ocupando o cargo de vice-presidente da Internacional Socialista de Mulheres, por duas vezes ao longo da última década. A pedetista também foi vice-presidente da Fundação Leonel Brizola – Alberto (FLB-AP), coordenadora geral do Fórum Nacional de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos, secretária de Organização da Executiva do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Rio Grande do Sul e também presidente desta última instituição.

Infelizmente, após uma batalha de mais de um ano contra o câncer, Miguelina Vecchio nos deixou. Sua partida deixa uma lacuna no PDT e no movimento das mulheres trabalhistas. Sua dedicação incansável e sua voz incisiva serão lembradas como um exemplo a seguir. Miguelina deixa um legado inspirador para todos aqueles que compartilham da luta pelos direitos das mulheres e pela causa trabalhista.

Neste momento de tristeza, o PDT presta suas homenagens a Miguelina Vecchio, reconhecendo sua força, coragem e inabalável compromisso com as causas que defendia. Seu legado será lembrado e seu espírito resiliente continuará a inspirar gerações futuras. Que descanse em paz.

Deixe um comentário