Casa Rosa contará com acadêmicos da UEMS na luta contra o Câncer de Mama

Em apenas 3 meses de funcionamento 13 mulheres já foram diagnosticadas com a doença e estão em tratamento.

Durante a visita do reitor da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), Professor Laércio de Carvalho, na Casa Rosa, juntamente com o Deputado Federal Dagoberto Nogueira (PDT/MS), realizada na última quinta-feira (10), foi firmado um compromisso de parceria com a universidade, para que os acadêmicos dos cursos de enfermagem e medicina façam estágio no ambulatório de mastologia, coordenado pelo vereador e médico, Dr. Victor Rocha. O Deputado Dagoberto é padrinho do projeto e destinou uma emenda de R$ 350 mil para que a Casa fosse idealizada e hoje estivesse em plano funcionamento na Maternidade Cândido Mariano.

Victor Rocha defende a participação acadêmica, pois contribui com a formação dos alunos e irá auxiliar diretamente no atendimento das mulheres que estão na fila aguardando para poderem fazer seus exames e consultas com o mastologista. “Quando começamos a Casa Rosa havia 1.040 mulheres na fila de espera.  Porém, o Sistema de Regulação do SUS só oferecia em torno de 120 vagas/mês de consulta com mastologista, nós temos oferecido em média 320 vagas por mês. Nossa expectativa é zerar essa fila em breve e a participação dos acadêmicos irá acelerar esse processo, obviamente que com a supervisão dos médicos mastologistas do ambulatório”.

Para o reitor, Professor Laércio de Carvalho a participação dos acadêmicos é uma forma da UEMS estar participando da vida da sociedade, além de contribuir com a formação acadêmica de seus alunos. “A universidade só tem sentido se devolver em forma de ações concretas para a população. A Casa Rosa é uma realidade de serviço de qualidade, entregas e soluções para as mulheres na área de mastologia de MS”.

Para a acadêmica de medicina da UEMS, que já atua na Casa Rosa, Adriane Menezes de Medeiros participar do projeto é uma oportunidade única. “Quando fui convidada pelo Dr. Victor para participar da Casa Rosa já fiquei encantada com o projeto e agora fazendo parte da sua equipe e podendo ajudar e aprender aqui tem sido muito significante para mim. Tenho certeza que serei uma pessoa melhor e uma profissional melhor”.

Já o deputado federal, Dagoberto Nogueira, garantiu que irá continuar contribuindo com o projeto sempre, pois tem muito orgulho desta iniciativa. “Não é possível uma mulher ficar 2 anos esperando para poder fazer seus exames e consultar com um médico mastologista. A Casa Rosa veio sanar esse déficit na Saúde Sul-mato-grossense, por isso, todos os anos eu vou destinar emenda parlamentar para continuar os trabalhos implantados pelo médico Dr. Victor Rocha, através da Casa Rosa, que em tão pouco tempo de funcionamento tem mostrado resultados robustos”.

Saiba mais sobre a Casa Rosa: A Casa Rosa proporciona um ambiente integrado, onde é possível passar por consulta e exames de mamografia, ultrassom de mamas e biópsia em um único dia, com a mesma agilidade e eficiência da rede particular de saúde. Garantindo que doenças sejam diagnosticadas precocemente e o tratamento possa ser mais eficaz e assertivo.

São três meses de funcionamento da Casa Rosa e já foram realizados mais de 720 atendimentos (entre primeira consulta e retorno). Foram realizadas 106 mamografias, 347 ultrassonografias, 86 biópsias e anatomopatológicos.  Sendo confirmado com antecedência 13 mulheres com câncer de mama que já estão em tratamento.

Atendimento na Casa Rosa: Para a mulher que deseja ser atendida na Casa Rosa, basta procurar uma unidade de saúde próxima a sua residência e pegar o encaminhamento ao ambulatório de mastologia do Dr. Victor Rocha.

Deixe um comentário